12 fevereiro 2014

De olho da Alimentação !

Como já sabem eu estou com planos de melhorar a alimentação, e para isso fiz algumas mudanças. Logo de primeira cortei de vez o refrigerante da minha vida, não está sendo fácil, mas vou continuar focada. Na busca de dicas, dei uma pesquisada na ABNE (Associação Brasileira de Nutrição Esportiva) e encontrei dicas importantes que quero compartilhar com vocês!

Lá diz que a prática de qualquer atividade física deve acompanhar a ingestão adequada de calorias e nutrientes, suficiente para o bom desempenho das atividades físicas e intelectuais. A alimentação da bailarina deve ser balanceada e conter todos os grupos alimentares para que não haja carência de nenhum nutriente e para evitar prejuízos relacionados à saúde e é isso que queremos evitar né? . Por se tratar de uma atividade física aeróbica de média intensidade, o ballet promove um gasto energético aproximado de 312 kcal por hora, devendo a dieta da bailarina ser calculada de acordo com suas necessidades básicas, acrescentando as necessidades geradas pela dança.

Nenhuma atividade física deve ser realizada em jejum, pois há possibilidade de ocorrerem crises hipoglicêmicas acompanhadas de mal estar, náuseas e perda momentânea da consciência. Por isso, recomenda-se que até duas horas antes da prática sejam consumidos alimentos ricos em carboidratos, como pães, massas, tubérculos, cereais e biscoitos. Durante o treino é importante beber água para manter-se hidratado (de 600 a 1200 ml por hora) e, se a atividade for de longa duração, pode-se fazer uso de bebidas esportivas.

Após o exercício, a fim de recuperar a energia e os músculos, o melhor é uma combinação de alimentos ricos em carboidratos e em proteínas (leite, iogurte, queijos e carnes), como um sanduíche de peito de peru e queijo branco ou um iogurte com aveia e frutas.
Para manter o peso de forma saudável, algumas dicas são importantes: beber de bastante água durante o dia, comer mais alimentos ricos em fibras (cereais integrais, frutas, verduras e legumes), fracionar em dieta em 5 a 6 refeições diárias (refeições principais e lanches intermediários), não pular refeições, comer devagar e mastigar bem os alimentos. Além disso, temos que lembrar das leis básicas da nutrição de qualidade, quantidade, adequação e harmonia, ingerindo o necessário para atingir as necessidades energéticas e consumindo alimentos de todos os grupos. Dessa forma, nós bailarinas iremos manter o peso e a qualidade de vida, garantindo um bom desempenho e sem prejudicar nossa querida saúde!







Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Amei o post, fiz a promessa de cortar o refri ano passado, mas ai já viu né? fim de ano... ;/ kkkkkkkkkkkk

    tenho que recomeçar, tá ai uma boa inspiração...

    bjo

    http://naiamelo.blogspot.com.br/ (Ciranda da Bailarina)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomece mesmo ! Eu ainda sinto falta, mas com o tempo eu sei que vou acostumar, uma amiga minha parou e hoje diz que não sente falta de tomar refri...

      Excluir
  2. Oiee!
    Eu raramente tomo refrigerante, pra falar a verdade nunca gostei muito.
    Tem que comer de tudo, mas com moderação, e não comer coisas muito gordurosas!
    Sabe que ultimamente passo muito tempo sem comer nada, devido a minha rotina que mudou, daí quando vou comer acabo exagerando um pouco! Haha!
    Obrigada pelo comment!
    Beijinhos!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah.. eu sempre gostei muito de refrigerante, e eu que sou baiana, com um acarajé uma coca cola cai muito bem ! Mas decidi parar pra melhorar mesmo a alimentação, to fazendo uma dieta saudável também, mas com a correria acabo pulando algumas refeições e isso não é nada legal.. :S

      Excluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©