10 janeiro 2013

Arte cruel

Olhem a garota da foto. O que vocês conseguem ver ? Eu vejo uma bailarina aparentemente perfeita, Magra, leve e um olhar marcante que mostra segurança no que faz, que nasceu para dançar e faz isso perfeitamente.
Pois é, muitas bailarinas quando crianças, olham uma bailarina como essa e pensam "quero ser assim quando crescer", outras bailarinas maiores sofrem para conseguirem chegar o mais próximo possível desse estereótipo que o Ballet clássico exige. Saber qual é a pior parte ? É que muitas bailarinas passam noites chorando porque não são tão magras, outras adquirem doenças para tentar chegar perto desse corpo ideal, e outras são extremamente frustadas por ver colegas de classe com mais talento e mais técnica, a qual sempre recebe o papel de destaque nas apresentações.
Não estou aqui para falar mal da arte que considero uma das mais lindas desse mundo. O que me intriga é pensar como algo tão lindo pode ser tão cruel. Acredito que a arte é para todos, seja ela dança, pintura, escultura e entre outras, e sinto que realmente o ballet está abrindo as portas para essa "liberdade", pois vemos todos os dias notícias sobre ballet adulto, após os 30, entre outras coisas. Fico feliz por saber que o Ballet está alcançando todas as idades, todos os corpos, independente das limitações.
Mas infelizmente mesmo com essa abertura que o Ballet está oferecendo, os alunos, os bailarinos,são muito cruéis uns com os outros quando o quesito é corpo e técnica. É claro que se você quer ser um bailarino profissional e dançar em uma grande companhia,precisa ter o corpo ideal e uma técnica impecável, mas o foco da minha conversa não é esse.
Hoje vi um post em uma page sobre ballet no facebook que me fez pensar sobre o assunto e me impulsionou a escrever isso aqui hoje. No post estavam zoando uma menina que estava de Tutu em casa, fazendo a quinta posição dos braços. A menina não tinha braços alinhados e bonitos e esse foi o motivo de tanta zoação.Haviam comentários muito maldosos e cruéis, o que me fez pensar " como o ballet é cruel !" ninguém sequer pensou que ela poderia estar super feliz e realizada alí ? Ou que ela não tem muito tempo de aulas?
Enfim, preciso terminar, pois o post já está grandinho e ainda não cheguei onde quero. O que me deixa super chateada é como os bailarinos sentem prazer em ofender o próximo por causa de técnica e corpo. Já ouvi muitas coisas ruins por não ser alta, ter pernas grossas (para uma bailarina) e ter seios grandes. Já fui para casa aos prantos por perceber que não sou como as bailarinas elogiadas e admiradas e isso me fez muito mal por um tempo.Também conheço meninas que se sentem muito mal com o corpo que possuem.
Hoje em dia me aceito mais como uma bailarina gorda e fora do padrão, apesar de que as vezes ainda me pego pelos cantos triste por fugir do padrão em algum aspectos. Sou baixinha, tenho pernas grossas, seios grandes, pernas feias, pés fracos e sou péssima com giros, mas isso não me impede de SER BAILARINA, e amar o que faço. O chato é que ainda existem meninas por aí que ainda sofrem por causa de estereótipos...

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Nossa, adorei o texto super elaborado. O meu problema não era o de ser baixinha e sim o de ser a mais alta da turma. Agora isso eu já relevei. Meu problema agora e que tenho pouca flexibilidade e quando minha professora passa certos exercícios de flexibilidade eu não consigo fazer, vou pra casa chorando e super chateada querendo desistir de tudo.
    Mais esse ano eu jurei pra mim que iria me esforçar mais ainda e que iria conseguir fazer tudo o que eu não conseguia.
    E não é por que eu não tenha muita flexibilidade que eu não seja uma Bailarina ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz por ter gostado do post, faço tudo com muito carinho e fico super feliz quando alguém faz um comentário fofo. *--*
      olha só, chorar pelo ballet é super normal, eu já sofri muito, e não fique triste por sua altura, grandes bailarinas como Polina Semionova e a Zakharova são altas, você tem o perfil das TOPS kkkkk' E outra eu conheço uma bailarina aqui na cidade que não tem muita flexibilidade e dança muito ! Claro que ter mais abertura ajuda, mas não é tudo ! Faça alguns alonagentos em casa, respeitando os limites do seu corpor, que com o tempo os resultados irão aparecer !

      Excluir
  2. Oi, Jadlla!

    Como vai?! Assunto polêmico esse, né? Acontece que o ballet está cheio de fanáticos e malucos por perfeição. Colocou-se um perfil de criatura perfeita e a maioria acha que é o certo, que é necessário. Se fosse assim tão necessário, como as bailarinas de antigamente com tão pouca tecnologia no ramo das sapatilhas eram tão graciosas sendo saudáveis? Um dia também farei um post sobre isso. É necessário que todas divulguem que ballet não é para ser um fardo, ou uma ditadura destruidora.

    Abraços! :)

    ResponderExcluir
  3. Olá! Temos que ser realistas! Eu gostava muito de ser médica, mas não consegui! Ser bailarina também não é para todas, por muito cruel que isto seja, peço desculpa! Tenho um filha que é bailarina há 11 anos. Come que se farta e é super magra, faz pontas como se nada fosse e nunca teve uma bolha nos pés. Se fosse noutro país s se calhar seria uma boa profissional... Mas nasceu em Portugal onde as coisas no mundo do ballet não são fáceis... Não se pode ter sorte em tudo! Boa sorte para todas.

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei seu post!!!!!...
    Então, sempre amei a dança, e adoraria ser uma dançarina quando crescer. Mas tenho um probleminha, tenho seios um pouco grandes demais, também sou baixinha e com coxas grandes. Mas vou buscar uma escola de dança e vou lutar para ser o que eu quiser ser. Obrigado, ajudou muito!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei seu post!!!!!...
    Então, sempre amei a dança, e adoraria ser uma dançarina quando crescer. Mas tenho um probleminha, tenho seios um pouco grandes demais, também sou baixinha e com coxas grandes. Mas vou buscar uma escola de dança e vou lutar para ser o que eu quiser ser. Obrigado, ajudou muito!!

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©