17 janeiro 2014

A Black Ballerina


Olá meus amores! Hoje vim compartilhar com vocês mais um dos meus pensamentos semanais. Estava organizando o post de TOP5 documentários e comecei a pensar na Misty Copeland e como ela é um exemplo para mim. Muitos não concordam comigo quando digo que ela é minha principal inspiração, porque ela não faz parte do padrão pré-estabelecido desde sempre. Quando pensamos em uma bailarina padrão jamais imaginamos uma negra, com curvas e seios grandes, e é justamente por isso que amo a Misty e a admiro, porque ela foge dos padrões, assim como eu.

Queria deixar claro que é mais do que uma simples identificação, é mais do que olhá-la na internet e dizer, “a ela também é diferente”. Ela mostra pra mim através de sua vida, de suas entrevistas e de seu comportamento que Black Girls Can Be Ballerinas !  Não sei se vocês estão acompanhando meu raciocínio, não quero fazer o post para falar da Misty e sim trazer a questão de como as garotas negras ainda são limitadas no ballet. Conversando com alguns amigos ouvi que é difícil encontrar garotas negras nos grandes balés porque “a cor pesa” e eu comecei a acreditar nisso, uma bailarina negra no corpo de baile quebra o padrão branco, deixa desigual. Uma solista negra ? Sem chances! 

Daí você pensa : Ah! Jadlla para de fazer escândalo por algo que não existe mais! O Ballet agora é para todos !

Então deixa eu te contar umas coisas..
.
Você sabia que na CIA Jovem de Ballet do Rio de Janeiro não existe nenhuma bailarina negra ? E não é possível que em um país com 52% de negros não exista nenhuma bailarina negra boa o suficiente para eles.

Você já viu alguma bailarina negra como solista de repertórios como Giselle e Lago Dos Cisnes?  (Não vale o ballet no Brooklyn, afinal é só para negros)

É mais do que óbvio nosso lugar no ballet é limitado, sem falar que temos que nos conformar em usar meia calça e sapatilha rosa (que é a cor padrão para pele branca, e em nós parece que estamos cortadas pela metade). Usar pó compacto para pintar as alças da fantasia que também foram feitas no padrão branco. E tingir a rendinha do Tutu, que deveria ser da cor da pele, mas eles só fabricam em tons claros. Não quero ser fanática nem sensacionalista, só é mais um post revoltadinho com esse império padrão Europeu que me dá nos nervos!

 Sou fã da Misty Copeland que mesmo cheia de curvas e com seios grandes para uma bailarina, se tornou a primeira solista principal negra do American Ballet Theater, uma das mais famosas companhias de Ballet Dos Estados Unidos.


Beijos de uma bailarina fora dos padrões !

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. \o/ post revoltadinhoooo! \o/
    eu tô doida pra falar desse assunto, que também me toca bastante, mas eu tô atrasada com os assuntos no blog, hehe

    É tão triste, isso!
    Às vezes, eu fico muito desencantada com o ballet e sua "falta de atualização", sério.

    Beijcoas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo a hora de ler seu texto sobre o assunto, já adianto que tenho certeza de que vou gostar bestante !

      Beijão !

      Excluir
  2. Oie!
    Acho a Misty muito linda!! E concordo com vc, a questão do preconceito pode ter melhorado, mas falta muito a ser feito ainda!!!
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta bastante coisa ainda, principalmente aqui no Brasil onde a maioria da população não segue os padrões.
      Obrigada pela visita meu bem ! Super beijo !

      Excluir
  3. The best videos on YouTube (and if you want to watch them)
    We had the chance to try out some of the 유튜브 음원 추출 hottest new videos for the popular YouTube channel. On this week's episode, we talked to a couple of great

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©