24 julho 2013

De onde vem sua motivação ?


Eu estou começando a achar que em todo o tempo que passei no ballet até agora eu tive uma ideia errada de como as coisas funcionam nesse mundo. Não sei se sou "certinha"demais em relação a isso, e por esse motivo resolvi desabafar aqui. Hoje não vou fazer um post revoltadinho, é que isso realmente tem meio que me angustiado.Eu sempre achei que o ballet fosse um lugar de igualdade onde todos deveriam buscar suas melhoras para superar a sí mesmo. Não sei se vocês entendem do que eu estou falando, mas vou tentar explicar de uma forma mais clara.
O que acontece é que eu acreditava que nas  "escolas de ballet" todos estivessem alí para adquirir técnica, e para isso eles deveriam buscar evoluir tecnicamente para superar a si mesmo e as suas limitações. Além disso sempre achei que a motivação dos bailarinos vinham pela paixão e prazer que eles têm em dançar. Minha motivação sempre veio pelo meu amor pela dança, não sei se isso acontece comigo porque tive que lutar muito para conseguir fazer aulas de ballet, mas minha motivação sempre veio desse meu amor por dançar, nunca precisei me sentir melhor do que ninguém, ou competir com ninguém para ter mais vontade de adquirir técnica.
Eu estive conversando com alguns colegas de barra que me contaram que a motivação deles vem da competição, da vontade de ser melhor que todos. Por se sentirem ameaçados com o talento e tecnica de alguém, eles se impulsionam a melhorar, e quando já não existe ninguém que eles queiram ultrapassar, eles perdem a motivação em fazer aulas e dançar bem. GENTEEE ISSO NÃO É LOUCURA?! Tá, sei que pode não ser loucura, sei que isso realmente pode fazer algum sentido, mas eu não consigo entender como alguém precisa ter a necessidade de colocar outra pessoa para baixo para se sentir motivado. Eu tenho observado pessoas que realmente fazem de tudo para mostrar o que sabem para aqueles que não possuem tanta tecnica, e essas pessoas realmente sentem prazer em ver o outro mal. Não congigo entender esse tipo de motivação.
É realmente motivador fazer o próximo se sentir mal e inferior ? Isso realmente aumentaria sua vontade de dançar ? 
Temos que lembrar que realmente sempre existirão pessoas com mais talento e tecnica, mas eles precisam entender que todos são importantes em uma academia, ninguém faz um expetáculo com apenas um bailarino.


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oi!Você deixou um comentário no meu blog dizendo que estava escolhendo algumas blogueiras para fazer uma série aqui no seu blog. Como seria? Se quiser falar por e-mail: blogbailarinadecorpoealma@yahoo.com.br

    Abraços, Isabela Sousa.

    ResponderExcluir
  2. Já vi muitas pessoas assim e isso é realmente deprimente. Vida de bailarino não é fácil, temos que dar duro para alcançar nossos objetivos e ainda aturar alguns preconceitos da sociedade e ao invés de os mais experientes compartilharem seu conhecimento com os mais novos ficam buscando todas as formas possíveis para inferiorizá-los. Eu sei que não é todo mundo que faz isso, mas tem muita gente que desanima da dança por causa dessas pessoas. Não acho que pessoas assim deveriam ser considerados bailarinos, e sim "praticantes de ballet". Um bailarino de verdade tem amor pelo o que faz e dança para se divertir e expressar seus sentimentos, isso é arte. Devemos nos esforçar para superar nossos próprios limites,e não pra ser melhor que os outros '-' Minha opinião '-' Aah eu adorei seu blog! <3

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©